domingo, 17 de julho de 2011

Da Aprendizagem



Se eu pudesse resumir os últimos meses em uma única palavra seria APRENDIZAGEM! Uma aprendizagem intensa, por vezes dolorosa, mas essencial. Uma aprendizagem que veio da liberdade. Nunca me senti tão livre quanto nos últimos meses. É uma liberdade totalmente diferente da que eu sentia nos tempos de vida paulistana. Aquela outra era a liberdade física de estar longe dos olhos dos pais, liberdade de ir e vir, muito menos intensa e plena do que esta de agora. A liberdade que sinto agora é a de escolhas mais profundas, mais essenciais, mais inflexíveis e mais maduras. Liberdade de escolher caráter, opnião, companhia, conceitos, expressões, identidade. Liberdade de poder ser eu sem máscaras, sem medo, sem amarras, sem satisfações.

Aprender por essa liberdade está sendo uma das experiências mais profundas que já tive.

Por causa disso tudo tenho sentido vontade extrema de escrever... de escrever sobre tudo... sobre tanta coisa que as palavras se perdem e eu acabo não conseguindo escrever nada! Vamos com calma... começo é assim mesmo (deve ser!)... necessita calma, paciência, sossego.

Estou aprendendo a esperar o tempo que as coisas precisam prá se consolidarem. Uma planta não cresce da noite para o dia... precisa ser semeada, regada, cultivada com afinco para que gerar frutos consistentes. Quando cuidamos daquilo que queremos gerar com carinho e dedicação... um dia brota... isso vale pras coisas boas e para as ruins... então mais importante que aprender como cultivar eu estou aprendendo O QUE cultivar!!!

Estou aprendendo a rejeitar tudo aquilo que não me serve pro crescimento. Um não ao que prende os instintos, ao que moraliza, ao que preconceitua. Um não ao que machuca o outro, ao que agride, ao que maltrata, ao que causa dor e angustia, ao que se felicita com a ferida do próximo, ao que engana.

Descobrindo qual tipo de carater eu quero ter! E isso estou aprendendo principalmente observando atitudes que eu não quero ter!!! Eu não sei (e talvez eu nunca saiba) quem eu realmente sou em essência... mas estou descobrindo o que eu não sou (e nem quero ser) em caráter!

Aprendi que muitas vezes é preciso trocar de ares, reciclar o nosso ciclo de amizade, olhar para o lado (e prá cima e prá dentro principalmente), desapegar daquilo que não mais nos serve. Que algumas pessoas nunca vão compreender o que você pensa ou o modo com que você leva o mundo.... mas que se alguma delas não respeitar o que você pensa e o modo com que você leva o mundo... certamente não é alguém para se ter ao teu lado.

Eu descobri também que eu não preciso escolher extremos! Que eu posso ser um pouco calma e agitada algumas vezes. Que eu posso gostar de popular mas querer ouvir o erudito. Que eu posso preferir a noite mas querer aproveitar o dia. Aliás... eu estou aprendendo que eu posso querer!!! E que quando eu quero eu posso realizar...contanto que eu aja para que as coisas aconteçam e não pregue a bunda no sofá esperando o mundo dar um giro inteiro e jogar a oportunidade no meu colo enquanto assisto o programa do Faustão.

Estou aprendendo a lidar com a ausência, e também com a presença e com a saudade (que é a presença daquilo que está ausente, ou o contrário, ou mais).

Discernir sobre o que é bom ou ruim (não certo ou errado).

Aprendendo a me conformar com certas coisas que infelizmente têm de ser assim... mas também a "não acomodar com o que incomoda".

Coisas importantes que aprendi:

- A única lei que me rege é a de Newton (e que aquele lance de que "todo corpo tende a permanecer em repouso até que uma força o tire de tal situação" vale para qualquer tipo de força... desde um empurrão até uma vontade, um desejo, uma birra, uma pirraça). Do resto eu sigo o bom senso!

- A teoria da Relatividade é a única coisa não relativa nessa vida!

- Que as coisas são muito simples.. mas a gente gosta de complicar.


E estou aprendendo que a gente nunca para de aprender.

A vida é reticências, nunca ponto final






P.s: (pequeno desabafo madrigal) - Com tantos livros científicos/didáticos que tenho que ler (me tirando o encanto do romance, da ficção), com tantos textos objetivos e impessoais que tenho que escrever... a vontade de não ser tão pessoal por aqui escorre água abaixo!

Um comentário:

deia.s disse...

Dos desabafos sempre surgem ótimos textos.

Bom domingo flor.

http://amar-go.blogspot.com/