segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tão igual ser diferente!


Esses dias andei fussando o orkut dos meus primos mais novos (feio... eu sei!!) e me deparei com um bando de fotos tortinhas, "estilosinhas", com franjinhas, óculos escuros e poses forjadas.
Até aí.. legal! Interessante ver pessoas se vestindo de um modo um pouco mais "diferente" que o de costume. O problema é que todos querem ser igualmente diferentes, e então acabam parecendo um bando de brinquedos fabricados em série! Para mim todos parecem personagens de seriados da Disney Channel! Os cabelos todos sempre muito lisos e repicados, a franja jogada no rosto, as roupasno estilo "mauricinho largado", munhequeiras, as mesmas caretas e as fotos tortas!
Há um tempinho atrás a gente era diferente porque, independente da roupa, gostávamos de coisas diferentes, íamos a lugares diferentes, fazíamos coisas diferentes e, principalmente, pensávamos de maneira diferente! E não fazíamos a menor questão de sermos como os outros, menos ainda de sermos aceitos e muito menos de sermos "populares" (ao contrário, éramos até meio "autistas por opção!"rs).
Hoje para ser diferente você tem que ser igual! Estamos formando uma leva de personagens de seriado inglês (Londres nunca esteve tão na moda como agora!). Crianças que mais parecem anãs disfarçadas!, vocabulários indecifráveis, 87329837923 "folowers" no 'twitter', perfil lotado no orkut, e tem que saber falar inglês, ok? O.o
Isso tudo me assusta um pouco!
-------------------------------------------------------------------------------------------
A imagem: são os tais "Jonas Brothers".. não vejo nada mais parecido com essa geração do que isso! rs
-------------------------------------------------------------------------------------------
*Recomendo*
°Livro: "Limite Branco" - Caio Fernando Abreu -> O livro conta a história de um adolescente entrando na fase adulta, em meio a todos os conflitos dessa fase tão difícil. A narração se divide em duas partes, em uma o narrador/observador conta o passado do menino, na outra, o próprio menino conta a sua visão das coisas - dessa vez no presente - através de um diário. O mais interessante é que o autor do livro Caio Fernando Abreu, o escreveu quando tinha 17 anos, ou seja, a mesma idade de sua personagem, o que torna o livro um tanto "auto-biográfico". Além disso tudo é contado sob a óptica de um adolescente, de maneira doce, delicada e encantadora! Com frases lindíssimas e uma carga psico-analítica imensa é o tipo de livro que a gente lê... lê.. lê.. e não quer mais parar!
°Filme: "Menina no País das Maravilhas" - encantador! Depois de Amelié é com certeza o filme mais delicado que já assisti! Vale muito a pena.
°Música: a banda pernambucana "Cumadre Fulosinha" - dispensa comentários! Segue o myspace prá quem quiser conhecer: http://www.myspace.com/comadrefulozinha
---------------------------------------------------------------------------------------------
...evohé, axé, inté!...

Um comentário:

Sandra Alves disse...

Ju!!!
Belíssimo texto!
Sabe que to vivendo isso em casa com meu sobrinho e dá desespero ver a ânsia de se destacar, em meio a estilo tão copioso, tão sem estilo, tão igual...
Sempre digo que não tem fase pior na vida que essa de ser "adolescente". Uma fase em que vc não sabe direito do que gosta, o que de fato te faz bem e acaba aderindo a pessoas e situações que nem sempre definem vc e te fazem feliz! Ufa. Ainda bem que issa passa né.
Grande beijo